A primeira medalha do judô nas Olimpíadas Escolares Brasileiras para atletas de 15 a 17 anos veio, na tarde desta sexta-feira (07), no ginásio da escola estadual Lyceu Paraibano, em João Pessoa, na Paraíba. A meio-leve Bárbara Thomaz conquistou o bronze após derrotar Raíssa Vieira, do estado do Rio Grande do Norte.
O dia da pequena Bárbara foi de grande emoção. A atleta que vinha lutando para perder cinco quilos desde que garantiu a vaga para a competição nacional, passou com 48kg cravados na pesagem realizada nesta manhã.
Enfraquecida pela dieta rígida, a judoca teve poucas horas para se recuperar. Na primeira luta a vitória veio por ippon. Em seguida, lutou contra Amazonas, também com vitória. Após a luta, Bárbara precisou ser atendida pelos para-médicos do ginásio, mas não desistiu de seguir na competição.
Classificada para a semi-final, enfrentou a campeã brasileira juvenil, do Distrito Federal e acabou perdendo com uma chave-de-braço. “Estava muito cansada, não dava para continuar. O melhor foi entregar a luta naquela hora”, explica a aluna do Colégio Americano Batista, de Vila Velha.
Bárbara ainda voltaria para a disputa do bronze contra Raíssa Vieria, do Rio Grande do Norte. A luta foi vencida pela capixaba por um wazari, segunda maior pontuação do judô.
A judoca subiu ao pódio ao lado da judoca do Rio de Janeiro no terceiro lugar, Nathália Brígida, de São Paulo, em segundo e Milena Mendes, do Distrito Federal, em primeiro. As medalhas foram entregues pelo judoca medalhista de bronze em Pequim, Leandro Guilheiro.
Os atletas Felipe Anholete e Gabriel da Silva, meio-leve e ligeiro, respectivamente, foram os outros judocas que competiram nesta sexta-feira. Para Felipe a competição terminou cedo. Ele acabou perdendo a primeira luta e não conseguiu ir à repescagem devido ao tropeço do seu adversário na luta seguinte.
Para Gabriel, a competição foi bastante emocionante. Na primeira luta acabou perdendo e teve que torcer para o adversário chegar até a semi-final para ter a segunda chance pela repescagem. A chance veio e ele lutou mais quatro vezes até chegar à disputa pelo bronze, mas acabou perdendo para o judoca do Maranhão, por imobilização.
Neste sábado sobem ao tatame os lutadores das categorias leve, meio-médio e médio masculino e feminino e, no domingo, disputam os atletas das categorias meio-pesado e pesado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário