As equipes de basquete feminino, handebol e vôlei masculino se classificaram para as semifinais das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2008, para alunos de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB). As partidas serão jogadas neste sábado (15). O feito já é histórico. Em quatro edições das Olimpíadas Escolares nunca tantos times capixabas chegaram às semifinais.
As meninas do basquetebol, alunas do Colégio Americano Batista de Vitória, venceram nesta sexta-feira (14), o último jogo da fase de grupos contra as amazonenses. Em partida disputada no Centro Universitário da Paraíba (Unipê), elas conquistaram a vaga para as semifinais ao derrotar as adversárias por 57 a 50.
A tônica do jogo foi o nervosismo de lado a lado. A expectativa de poder, finalmente, se classificar para as finais das Olimpíadas Escolares atrapalhou. “Este é meu último ano na competição. Depois de três anos tentando, conseguimos nos classificar. Foi muito bom”, comemorou a destaque da partida, com 24 pontos, Maria Emília Bento, de 17 anos.
A ala-armadora da equipe capixaba, Jéssica Martins, de 16 anos, também foi fundamental para a classificação. A autora de 17 pontos, sendo nove em cestas de três pontos, acredita que a competição só começou. “Foi muito emocionante, poderíamos ter vencido de mais. Mas o que importa é que chegamos às finais. Queremos o título”, afirma.
Mais classificados
Os alunos do Colégio Castro Alves, de Cariacica, confirmaram o favoritismo no grupo B da primeira divisão das Olimpíadas Escolares e venceram por 34 a 24 a equipe baiana do Colégio São José. Neste sábado (15), eles enfrentam pelas semifinais os paulistas, favoritos da competição.
Outro time capixaba classificado para as semifinais foi o masculino de vôlei. Vencedores dos primeiros dois jogos do grupo, bastava um set ganho para a classificação se concretizar. “Vencemos o primeiro set depois de estarmos perdendo por oito pontos. No intervalo o treinador nos disse que era o que precisávamos para nos classificar. Daí o time relaxou e acabamos perdendo”, explica o saída de rede, Rodrigo Oliveira, de 17 anos e 1,94m. O time do Rio de Janeiro venceu a partida por 2 sets a 1, parciais de 24 a 26, 25 a 12 e 15 a 13.
Outros resultados
O desempenho da delegação poderia ter sido ainda mais notável caso os meninos do basquete e as meninas do handebol tivessem mantido o favoritismo na fase de grupos. Depois de terem ganhado as duas primeiras partidas de seus grupos os atletas de basquete masculino e handebol feminino perderam, na sexta-feira (14), os jogos que definiram os classificados para as semifinais realizadas neste sábado (15).
No basquetebol masculino, o adversário foi o time de Pernambuco, que venceu a disputa por 62 a 54. “O jogo foi muito bom. Começamos o segundo tempo empatados em 25 a 25. No início do terceiro quarto, levamos oito pontos e conseguimos empatar, mas depois, no meio do quarto período eles abriram vantagem de dez pontos e não deu mais para recuperar”, explica Vítor Lube, pivô de 16 anos e 1,88m.
As meninas do handebol perderam a partida válida pelo Grupo A da Divisão Especial por 22 a 14. Logo na metade do primeiro tempo a goleira do time se machucou. Não havendo reserva para a posição, o técnico Emerson Erlacher teve que improvisar uma jogadora de linha no gol. Com o resultado as meninas não conseguiram se classificar para as finais da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário