Desde a Copa recebo os releases da assessoria da CBF. Confesso que não leio todos desde então. No entanto, em minha caixa hoje cedo, vi um de título interessante sobre a homenagem da CBF ao aniversário do Pelé. Mas isso nem me interessou tanto, pois no texto me deparo com a pérola do PRÓDIGO. Palavrinha de grande armadilha a políticos e, como se vê, jornalistas(?) por aí.
Eis o trecho:
"O presidente Ricardo Teixeira diz que toda e qualquer forma de homenagem a Pelé será pequena diante da importância do Rei do Futebol para a projeção que o futebol e a Seleção Brasileira conseguiram no mundo. O dirigente lembra que o país é pródigo em formar gerações de craques, os mais talentosos na sua história, o que se simboliza à perfeição na figura do Rei de Futebol"
A lembrança de Teixeira deveria ser que o país é prodigioso em formar gerações de craques e não pródigo. Não entendeu? Google it!
Significado de Prodigioso: adj. Que tem o caráter de prodígio; miraculoso; maravilhoso; espantoso; extraordinário. (http://www.dicio.com.br/prodigioso/)
Significado de Pródigo: adj. e s.m. Que ou aquele que dissipa seus bens, gasta mais do que o necessário; gastador, esbanjador, perdulário.
Generoso, liberal.
Que produz em abundância: terra pródiga.
Filho pródigo, aquele que, à imitação da parábola do Evangelho, volta à casa dos pais depois de longa ausência. (http://www.dicio.com.br/prodigo/)
Será que a ambiguidade foi proposital? Duvido. Ainda que ele se salve no 'terra que produz em abundância', tenho certeza de que a maioria de nós há de concordar que o Brasil é pródigo por gastar mais que o necessário, esbanjar, gerações de craques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário